Primeiros Socorros – Guia para Profissionais

Comparar

Habilidade e conhecimento. Saber como enfrentar, com calma e ciência, as mais variadas situações diárias de risco e que necessitam de cuidados emergenciais. Estes são, de fato, requisitos fundamentais capazes de evitar a extensão de traumas e lesões.
Mas, o primeiro-atendimento vai mais além: é preciso transmitir à vítima segurança e confiança de que está sendo atendida com um olhar humanizado e ao mesmo tempo especializado. Esta é realmente a grande diferença de um profissional bem capacitado, na teoria e na prática.
E é justamente aqui que entra o principal objetivo deste manual, que se propõe a oferecer o conhecimento pragmático a todos que se dedicam a cuidar e que, antes de mais nada, não se omitem à oportunidade de ajudar, atender e salvar vidas.
Primeiros-socorros – Guia para profissionais está repleto de conhecimentos imprescindíveis para médicos, profissionais da Saúde e socorristas, todos reunidos em capítulos ricamente ilustrados e com conteúdo objetivo e prático, de fácil leitura e entendimento.
Somente o aprendizado constante torna seguro o atendimento em situações emergenciais que podem acontecer a qualquer hora ou lugar.
A proposta deste livro é capacitar o leitor para prestar o melhor atendimento ao paciente.

R$105,00

Categoria

Informação adicional

Peso 700 g
Dimensões 14 x 17 x 24 cm

Dados técnicos

Título: Primeiros Socorros – Guia para Profissionais
Editores: Fernanda Ariane Mendes Costa, Hélio Penna Guimarães e Guilherme Olivatto Benfati
Editores Associados: Frederico José Arnaud e Luiz Alexandre Alegrette Borges
ISBN: 978-85-85162-02-3
Preço: R$ 105,00
Páginas: 200
Cores: 4×4 cores
Papel: Couchê
Acabamento: Brochura
Formato: 17 x 24,5 cm
Peso: 403 g (0,403 kg)

Sumário

Seção 1
Aspectos Gerais 1
Capítulo 1 Serviços Médicos de Emergência 3
Capítulo 2 Anatomia Básica 7
Capítulo 3 Acesso a Locais com Condições Perigosas 13
Capítulo 4 EPI – Equipamento de Proteção Individual e Higiene das Mãos 19
Capítulo 5 Movimento e Posicionamento da Vítima e do Socorrista 27
Capítulo 6 Acidentes, Desastres e Catástrofes 33
Seção 2
Avaliação 45
Capítulo 7 Avaliação Sistemática do Paciente 47
Capítulo 8 Vias Aéreas e Respiração 57
Capítulo 9 Obstrução das Vias Aéreas por Corpo Estranho (OVACE) 67
Capítulo 10 Circulação e Parada Cardiorrespiratória (PCR) 73
Capítulo 11 Desfibrilador Externo Automático (DEA) 79
Seção 3
Emergências Clínicas 87
Capítulo 12 Hipoglicemia 89
Capítulo 13 Convulsões 91
Capítulo 14 Acidente Vascular Cerebral/Encefálico (AVC/AVE) 95
Capítulo 15 Dor Torácica e Ataque Cardíaco (Infarto Agudo do Miocárdio – IAM)… 99 Capítulo 16 Desconforto Respiratório 103
Capítulo 17 Alergias e Hipersensibilidade

Sobre os editores

Fernanda Ariane Mendes Costa
Instrutora e Faculty dos Cursos de Suporte Básico e Avançado de Vida da American Heart Association (AHA) pelo Centro de Ensino, Treinamento e Simulação do Hospital do Coração-CETES-HCor.

Hélio Penna Guimarães
Médico especialista em Medicina de Emergência, Medicina Intensiva e Cardiologia;
Mestrado em Dirección Médica – Instituto Carlos III-Madrid; Doutor em Ciências pela Universidade de São Paulo-USP. 1º Secretario da Associação Brasileira de Medicina de Emergência (ABRAMEDE)-2018-2019. Diretor Científico do Instituto Paulista de Treinamento e Ensino (IPATRE). Professor Afiliado do Departamento de Medicina da Universidade Federal de São Paulo- Escola Paulista de Medicina-UNIFESP-EPM. Professor Titular da Disciplina de Medicina de Emergência do Centro Universitário São Camilo-SP. Médico Pesquisador do Instituto de Pesquisa do Hospital do Coração-HCor. Coordenador Médico do Instituto de Ensino do Hospital do Coração-HCor. International Fellow pela American Heart Association (FAHA) e Fellow pelo American College of Physicians (FACP).

Guilherme Benfatti Olivato
Médico Especialista em Clínica Médica; Instrutor do Centro de Ensino, Treinamento e Simulação do Hospital do Coração-CETES-HCor; Médico Plantonista da UTI de Clínica Médica da Universidade Federal de São Paulo-UNIFESP-EPM.

Sobre os Editores Associados

Luiz Alexandre Alegretti Borges
Médico especialista em Medicina de Emergência e Medicina Intensiva. Ex-Presidente da Associação Brasileira de Medicina de Emergência (Abramede) no período de 2016-2017 e da Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB) nos períodos 1991-1995; Coordenador da Câmara Técnica de Medicina de Emergência o Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio Grande do Sul (CREMERS). Membro da Câmara Técnica de Medicina de Emergência do Conselho Federal de Medicina (CFM), Coordenador da Comissão de Residência Médica (COREME) do Hospital de Pronto Socorro de Porto Alegre (HPS), Médico Intensivista das Unidades de Terapia Intensiva do HPS e do Hospital Nossa Senhora da Conceição de Porto Alegre.

Frederico Carlos de Sousa Arnaud
Médico especialista em Medicina de Emergência, Medicina Intensiva e Anestesiologia. Presidente da Associação Brasileira de Medicina de Emergência (Abramede) no período de 2018-2019. Médico Coordenador do SAMU de Fortaleza -Ceará. Coordenador da Unidade de Emergência do Hospital Dr, Carlos Alberto Studart Gomes – Hospital de Messejana – Coordenador da Residência em Medicina de
Emergência da Secretaria da Saúde do Estado do Ceará. Professor de Medicina de Emergência Universidade de Fortaleza UNIFOR. Pós-graduado em Neurointensivismo
pelo Hospital Sírio Libanês-SP.

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Seja o primeiro a avaliar “Primeiros Socorros – Guia para Profissionais”

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *